×

Rondônia amplia protagonismo na modernização da gestão pública durante 134º Fórum do Consad, no Amapá

Rondônia amplia protagonismo na modernização da gestão pública durante 134º Fórum do Consad, no Amapá

Rondônia amplia protagonismo na modernização da gestão pública durante 134º Fórum do Consad, no Amapá

A iniciativa tem como objetivo fortalecer as práticas de gestão democrática nas unidades escolares

O evento reuniu profissionais da educação e estudantes da rede estadual e contou com a participação de especialistas que apresentaram o material e promoveram reflexões sobre o protagonismo juvenil, a importância da participação estudantil e o papel do grêmio como instrumento de transformação social.

A programação contou com a participação das palestrantes Sheila Ribeiro, coordenadora de Gestão Escolar, e da professora Heluizia Patrícia Mundim.

O evento também contou com a contribuição da psicóloga Elizete Silva, que ministrou a palestra com o tema “A atuação criativa, construtiva e solidária do jovem protagonista junto às pessoas e ao mundo”.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa contribui para o fortalecimento da cidadania no ambiente escolar e reforça a formação de estudantes mais conscientes, participativos e preparados para atuar na sociedade.

O titular da Seduc, Massud Badra, destacou a importância de fortalecer o protagonismo estudantil nas escolas da rede. “Quando o estudante percebe que a voz dele é ouvida e que ele pode contribuir para melhorar a escola, a educação ganha mais sentido.

O grêmio é esse espaço de escuta, de construção coletiva, onde o aluno deixa de ser apenas espectador e passa a ser protagonista da própria trajetória”, afirmou.

Para o estudante Magdiel Melo, integrante do grêmio estudantil da escola Josino Brito, de Cacoal, a atuação no grêmio vai além da organização de atividades. “Ser do grêmio significa ouvir opiniões diferentes, questionamentos, trazer soluções para o que precisa melhorar, apresentar propostas e contribuir para um ambiente agradável, onde todos se sintam ouvidos, acolhidos e representados.

O impacto do grêmio pode ser muito significativo, promovendo mudanças reais, como melhorias na estrutura da escola, além de projetos sociais, culturais e educacionais, incentivando o protagonismo juvenil”, destacou o aluno.

O estudante também enfatizou que a experiência no grêmio estudantil contribui diretamente para o seu desenvolvimento pessoal. Para ele, participar do grêmio foi uma experiência gratificante, por possibilitar atuar como representante dos alunos, ouvir diferentes opiniões e colaborar para melhorias no ambiente escolar.

A vivência também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como liderança, comunicação, coordenação e trabalho em equipe, além de fortalecer valores como empatia, respeito e solidariedade.

FonteVia: FLORESTA NOTICIAS

Publicar comentário

You May Have Missed