×

Delegado Camargo repudia fala de Lula sobre policiais e afirma que declaração coloca cidadão contra forças de segurança – WEB TV ALTERNATIVA

Delegado Camargo repudia fala de Lula sobre policiais e afirma que declaração coloca cidadão contra forças de segurança – WEB TV ALTERNATIVA

SUBTÍTULO:  Em vídeo divulgado nas redes sociais, deputado estadual e delegado de polícia criticou comentário do presidente sobre delegacias e defendeu o fortalecimento da confiança da população nas forças policiais.

O deputado estadual Delegado Camargo repudiou, em vídeo publicado em suas redes sociais, uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre delegados e policiais. Para o parlamentar, a fala generaliza a atuação das forças de segurança e contribui para enfraquecer a confiança da população em instituições que recebem cidadãos vítimas de crimes todos os dias.

A declaração de Lula ocorreu em 10 de junho, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, ao comentar uma proposta do Governo Federal para facilitar a devolução de celulares roubados por meio dos Correios. Na ocasião, o presidente afirmou que uma pessoa poderia ter receio de entregar um aparelho em uma delegacia por não saber “que tipo de delegado” encontraria.

Para Delegado Camargo, a afirmação atinge diretamente profissionais que atuam na linha de frente do combate ao crime e da proteção às vítimas.

“Eu sou delegado de polícia e preciso dizer com toda clareza: mais uma vez Lula tenta manchar a imagem de nós, policiais. Quando ele diz que o cidadão tem medo de ir a uma delegacia porque não sabe o tipo de delegado ou o tipo de policial que vai encontrar, ele não está apenas atacando uma categoria. Ele está tentando quebrar a confiança da população na polícia”, afirmou.

O deputado destacou que a delegacia representa, frequentemente, o primeiro local procurado por quem sofreu violência, ameaça, roubo ou qualquer outra violação. Segundo ele, é ali que mães buscam ajuda para localizar filhos desaparecidos, mulheres ameaçadas procuram proteção e trabalhadores registram crimes após terem bens e documentos levados por criminosos.

“A delegacia não é o problema. A delegacia é onde a vítima chega quando o crime já bateu na porta. É ali que a mãe procura o filho desaparecido. É ali que a mulher ameaçada busca proteção. É ali que o trabalhador tenta recuperar o celular roubado, o patrimônio perdido e a paz que o criminoso arrancou da sua família”, declarou.

No vídeo, Camargo também criticou o que considera uma inversão no discurso sobre segurança pública. O parlamentar citou declarações anteriores de Lula, como a fala de outubro de 2025 em que o presidente afirmou que traficantes seriam “vítimas dos usuários também”, ao tratar do combate às drogas. Após a repercussão, Lula reconheceu que a frase foi mal colocada.

O deputado mencionou ainda a fala recente sobre pessoas encontradas com celulares roubados, quando Lula afirmou que elas poderiam sofrer uma “punição desnecessária” caso fossem flagradas com os aparelhos.

“Para delegado e policial, Lula lança desconfiança. Mas para traficante, ele diz que também é vítima dos usuários. Para quem está com celular roubado, ele fala em punição desnecessária. Para o crime, sempre existe uma explicação. Para a polícia, sempre existe uma acusação”, disse Camargo.

O parlamentar afirmou que o medo da população não é provocado pela presença policial, mas pela criminalidade e pela impunidade.

“Quem coloca medo no cidadão não é o delegado. É o bandido. Quem destrói famílias não é a polícia. É o crime. Quem faz a vítima ter medo de sair de casa não é a delegacia. É a impunidade”, ressaltou.

Ao encerrar a manifestação, Delegado Camargo reafirmou seu posicionamento em defesa das vítimas, das famílias e dos profissionais da segurança pública.

“O Brasil precisa escolher de que lado está. Do lado de quem protege a sociedade ou do lado de quem relativiza o crime. Da minha parte, eu não tenho dúvida. Eu estou do lado da vítima, do trabalhador, da família e dos policiais que enfrentam o crime todos os dias. Porque quando um presidente enfraquece a polícia, ele não protege o pobre. Ele protege o criminoso que faz do pobre a sua primeira vítima.”

TEXTO: WELIK SOARES

Via: webtvaternativa/

Publicar comentário

You May Have Missed